Lacticinios?

07:18 / Publicada por Vint /

O que há de errado em consumir laticínios?

Leite x Vitela

A condição para que uma vaca produza leite é ter um bezerro. “Vacas leiteiras” são emprenhadas artificialmente todos os anos para manter o abastecimento regular de leite. Na ordem natural das coisas, o bezerro tomaria o leite (eliminando a necessidade de se ordenhar a vaca). Mas os filhotes das vacas são separados da mãe com um dia ou dois de vida, para que os seres humanos tenham esse leite que seria do bezerro.

As fêmeas são abatidas imediatamente ou criadas para serem futuras vacas leiteiras. Os machos são confinados por 16 semanas em um espaço minúsculo onde não conseguem nem se mexer: Esses bezerros são criados para a produção de vitela (baby beef). É por meio do confinamento que sua carne fica mais macia uma vez que não podem fazer praticamente nenhum movimento.

Exploração

A grande demanda por produtos lácteos implica um grande sofrimento para as vacas, fazendo com que elas produzam além de seu limite natural. A elas são ministrados hormônios de crescimento para que produzam uma quantidade imensa de leite.

Mesmo os poucos fazendeiros que escolhem não criar seus animais de maneira intensiva, precisam eliminar o bezerro que beberia o leite e finalmente têm que mandar a mãe para o matadouro quando esta fica velha demais para produzir leite.

Saúde

O Dr. Benjamin Spock, importante pediatra americano, declarou-se contra o consumo de leite de vaca na dieta das crianças, pois pode causar anemia, alergias e futuros dependentes de insulina devido à diabetes que provoca se consumido por um longo período de tempo.


O leite e os derivados também podem causar osteoporoses não preventivas, uma vez que contém alto nível de proteína, o que impede a produção de cálcio no organismo.
Estudantes da universidade de Harvard, depois de muitos estudos, afirmam que beber leite pode causar de fato osteoporose.

em: ANIMAL

Etiquetas:

2 comentários:

Comment by Pat on 2 de abril de 2009 às 21:40
Este comentário foi removido pelo autor.
Comment by Pat on 2 de abril de 2009 às 21:42

Ignorância a minha, mas... não se bebia leite ou era recomendado o consumo de leite como forma de prevenção à osteoporose???!!! tipo para uma maior calcificação...

Bom, mas seja lá como for... posto o sofrimento da vaca... já não sei se vou querer continuar a beber leite...

Enviar um comentário